Título de capitalização para aluguel: tudo que os futuros inquilinos precisam saber

Vai alugar um imóvel? Saiba como funciona o título de capitalização para aluguel e se esta é a modalidade de caução ideal para você.

Independente do motivo que tenho levado você a tomar decisão de alugar um imóvel, imagino que já esteja tendo que lidar com a ansiedade, alegrias e dificuldades que fazem parte desse momento, não é mesmo?

Afinal, existem algumas etapas simples nessa jornada até a mudança para o novo imóvel, mas também tem aquelas situações que, não raras as vezes, te fazem perder a cabeça.

Logo de início, você já se depara com as diferentes (e muitas!) exigências que os proprietários e imobiliárias fazem aos futuros inquilinos. Pode ser frustrante às vezes, mas infelizmente faz parte desse tipo negociação.

Por ora, abordaremos aqui sobre a exigência de se apresentar uma caução (ou garantia locatícia) ao proprietário e em como o título de capitalização pode ser um facilitador neste momento.

O que você encontrará neste artigo:

Continue lendo o artigo, saiba como funciona o título de capitalização para aluguel e veja se essa é a modalidade de caução mais adequada para você.

O que é o título de capitalização para aluguel?

O que é o título de capitalização aluguel?

Me responda, quando o assunto é ‘título de capitalização’, qual a primeira coisa que vem a sua mente?

Provavelmente, aqueles milhares de reais em prêmios das propagandas dos bancos (PIC, OuroCap, Pé Quente, etc), ou podem ser os sorteios que acontecem no canal do apresentador mais famoso da televisão brasileira, Sílvio Santos (Má oêêê!).

De fato, o título de capitalização é um pouco de tudo isso mesmo. Ele é um mecanismo utilizado por muitas empresas para a realização de promoções e premiações das mais diversas.

E o que a locação de imóveis tem a ver com isso?

Não faz muito tempo, foram criados produtos específicos para que os títulos de capitalização pudessem ser utilizados como caução em contratos de locação de imóveis conforme previsto na Lei 8.245/91, a chamada ‘Lei do Inquilinato’.

Geralmente, esses produtos são comercializados com o nome de título de capitalização para locação de imóvel ou título de capitalização para aluguel de imóvel, ou simplesmente capitalização para aluguel.

Funciona assim, caso você fique inadimplente, o proprietário poderá solicitar o resgate do título de capitalização que você contratou e utilizar o valor para quitar os débitos não pagos.

Entretanto, com o término do contrato de locação, cumprindo com todas as suas obrigações enquanto inquilino, você poderá ter 100% da reserva de capitalização de volta em valores atualizados.

Quanto custa o título de capitalização para aluguel?

O custo varia conforme o valor da caução negociada com o proprietário, mas normalmente é exigida a contratação de um título de capitalização no valor de 6 a 12 vezes o aluguel mensal (encargos, somente em alguns casos).

Por exemplo, para um imóvel no valor de 1.000 reais onde a exigência é uma caução de 6 vezes o valor do aluguel, você precisará contratar um título de capitalização no valor de 6.000 reais.

Espera aí! Nesse momento você poderia estar pensando…

- Título de Capitalização é furada! E nesse valor, pior ainda!
- Esse valor não tá muito alto para quem vai apenas alugar um imóvel?
- Se eu tivesse esse dinheiro todo, daria a entrada na minha casa própria!

Não desanime, no seu caso, o título de capitalização para aluguel ainda pode ser ou não a melhor opção. Continue lendo o artigo e você verá que ainda existem outros pontos a serem considerados antes de você descartar essa opção.

Da contratação aos benefícios: as vantagens do título de capitalização para aluguel

Vantagens da capitalização para aluguel

Se comparado com as demais modalidades de garantia locatícia, o título de capitalização apresenta algumas vantagens. Para que você entenda melhor, listamos 8 vantagens que julgamos serem as mais importantes.

1. Não depender de um fiador para alugar. É isso mesmo! O título de capitalização substitui a figura do fiador e você não dependerá daquele favorzinho do seu parente ou amigo.

2. Serve para qualquer tipo de imóvel: É possível utilizá-lo como caução na locação de imóveis residenciais, comerciais, galpões, terrenos, prédios, etc.

3. Não será necessário comprovar renda para contratá-lo, nem mesmo se submeter a qualquer tipo de análise de crédito ou cadastro. Inclusive, restrições financeiras não será impedimento para a contratação.

4. A contratação é rápida e simplificada, pois você precisará assinar apenas uma proposta e efetuar o pagamento de um único boleto, que são gerados com dados cadastrais básicos dos envolvidas na locação.

5. A renovação é automática, ou melhor, a reaplicação é feita de forma automática até o final do contrato de locação. Não sendo necessário que você envie uma nova proposta, nem mesmo que desembolse qualquer valor.

6. Seu dinheiro de volta no final: Como a maioria dos títulos de capitalização, o de locação também prevê a devolução do valor referente a reserva de capitalização ao final da vigência.

7. Participação em sorteios: Dependendo da empresa que escolher, você terá direito a participar de sorteios semanais ou mensais concorrendo a prêmios em dinheiro.

8. Assistência residencial gratuita: As empresas de capitalização também oferecem gratuitamente serviços que podem ser acionados para realizar reparos emergenciais no imóvel que você irá alugar: chaveiro, eletricista, encanador, entre outros.

Desvantagens: por que o título de capitalização pode não ser a melhor opção?

Desvantagens da capitalização para aluguel

Seja pela sua natureza (título de capitalização) ou como se dá a contratação (pagamento à vista), determinadas características dessa modalidade de caução a tornam desvantajosa em alguns casos. Veja quais são:

1. É preciso pagar à vista, pois na capitalização para aluguel o título é do tipo PU (Pagamento Único), ou seja, paga-se o valor à vista no momento da contratação.

2. O proprietário é quem estipula o valor da caução, ainda assim, é possível negociar o valor da caução. O importante é chegar a um consenso para que todos os envolvidos fiquem satisfeitos com o valor acordado.

3. O rendimento não é satisfatório, desta forma, não espere rendimentos superiores aos investimentos tradicionais, o valor da reserva de capitalização é atualizado conforme a TR (Taxa Referencial) e os juros da poupança.

4. Tem desconto se resgatar antes do prazo: O título de capitalização é formatado para que você só o resgate ao final da vigência. Desta forma, se você ou o proprietário solicitar o resgate antecipado, o valor sofrerá um desconto.

Vantagens e desvantagens para os proprietários e imobiliárias

Proprietários e imobiliárias: vantagens e desvantagens

Se você entender que essa é a melhor opção e o proprietário ou imobiliária ainda não trabalhar com esse tipo de caução, será preciso ter os argumentos certos para convencê-los. Então, vamos a eles:

O proprietário terá a proteção que precisa para alugar o imóvel sem riscos, podendo estipular o valor de caução que julgar necessário. No caso de inadimplência da sua parte, ele poderá solicitar o resgate do título de capitalização.

Para a imobiliária, o processo de locação será simplificado, já que não precisará solicitar análise de crédito ou cadastro, otimizando o tempo dos funcionários e ainda economizando dinheiro.

E agora, vamos à contratação.

Tudo o que você precisa saber para contratar o título de capitalização para aluguel

Como contratar o título de capitalização para aluguel

De acordo com a abordagem do proprietário ou imobiliária que administra o imóvel que você pretende alugar, a contratação poderá acontecer de 2 formas:

1. Quando o corretor de seguros é indicado pelo proprietário ou imobiliária

Principalmente quando o aluguel for feito por intermédio de uma imobiliária ou administradora de imóveis, poderá ser exigido que você contrate o título através de um corretor de seguros que eles indicarem.

Quando isso acontece, é comum também a imobiliária já indicar a empresa de capitalização parceira que fará a emissão do título. Mas não se preocupe! Isso não lhe trará ônus nenhum e poderá agilizar ainda mais a locação do imóvel.

2. Quando você escolhe o corretor de seguros e a empresa de capitalização

Quando a locação é feita diretamente com o proprietário, normalmente eles abrem mão da escolha do corretor de seguros e você precisará procurar um por conta própria.

Algumas imobiliárias também procedem dessa forma, muitas vezes, pedindo apenas que você contrate com as empresas de capitalização que eles já estão acostumados a trabalhar.

Prazos de vigência dos títulos de capitalização para aluguel: faça a escolha certa!

Os prazos de vigência variam entre as diversas empresas de capitalização, mas as principais comercializam títulos com vigências de 12 ou 15 meses.

Neste momento, é importante que você escolha o prazo que vá coincidir com o final do contrato de locação ou aquele que fique mais próximo da data prevista para sua saída do imóvel.

Quando falarmos do resgate, você verá que fazer a escolha certa neste momento fará toda a diferença para não perder dinheiro com os descontos aplicados nos resgates antecipados.

Existe um valor mínimo para contratação

É sempre bom pesquisar, mas o valor mínimo para emissão do título de capitalização para aluguel é 2.000 reais na maioria das empresas, ou seja, o valor da caução terá que ser igual ou maior que esse valor mínimo estipulado.

A contratação pode ser feita por um terceiro: a solução para quem não dispõe do valor

Você entendeu que o título de capitalização para aluguel é a melhor opção, mas não tem o dinheiro suficiente para arcar com a caução exigida pelo proprietário ou imobiliária?

Se este for o seu caso, você poderá pedir ajuda de um terceiro. É ele quem será o contratante do título de capitalização e também quem terá o direito a participar dos sorteios.

O facilitador neste caso, é que o terceiro não precisará colocar o patrimônio ou renda em risco por sua causa, apenas, é claro, o valor referente ao título de capitalização contratado.

Conheça as principais empresas do segmento de capitalização para locação de imóveis

Podemos dizer que a pioneira no segmento de capitalização para locação de imóveis foi a SulAmérica com o Garantia de Aluguel. Posteriormente, a seguradora Porto Seguro criou o produto PortoCap Aluguel.

Atualmente, essas continuam sendo as empresas mais procuradas, mas existem outras que também comercializam o título de capitalização para aluguel de imóvel:

  • Mapfre com o Garantia Fiador
  • BrasilCap com o CapFiador
  • Icatu com o Fiador Fácil

Sorteios e premiações: a cereja do bolo do título de capitalização para aluguel

Como funcionam os sorteios e as premiações

Como já falamos anteriormente, uma das vantagens de se contratar o título de capitalização é poder participar de sorteios concorrendo a prêmios em dinheiro.

Os valores dos prêmios e a quantidade de sorteios variam, mas normalmente as empresas se baseiam em múltiplos do valor do título de capitalização contratado para estipular o prêmio a ser sorteado.

Por exemplo, um sorteio semanal com prêmio de uma vez o valor do título, ou ainda, dois sorteios mensais com prêmios de duas vezes o valor do título.

Para você receber o prêmio, o número do título deverá ser sorteado conforme combinação dos números da Loteria Federal.

As regras de participação nos sorteios são estabelecidas por contrato, que você terá acesso no momento da contratação do título.

Como e quando solicitar o resgate: o seu dinheiro de volta!

Resgate do título de capitalização para aluguel

O resgate poderá ser solicitado a qualquer momento, mas é preciso cumprir um prazo mínimo, que normalmente é de 1 mês contado a partir da contratação.

Porém, tanto você, enquanto inquilino, como o proprietário precisa estar atento às condições mínimas necessárias para o resgate.

Inquilino

Seja no decorrer como ao final da vigência do título, será necessária que você tenha a autorização do proprietário liberando a caução. Isso só acontecerá com o fim do contrato de locação ou caso título de capitalização seja substituído por outra garantia.

Proprietário

Só poderá resgatar o título de capitalização se comprovar que você descumpriu com uma ou mais cláusulas estabelecidas no contrato de locação, ou seja, se você ficar inadimplente com o aluguel ou encargos, deixar danos no imóvel, etc.

Resgate antecipado: veja quais são os descontos e os cuidados que você deve ter

Caso o resgate seja feito antes do término da vigência do título você ou o proprietário não receberá os 100% da reserva de capitalização.

O valor a ser resgatado obedecerá a uma tabela que normalmente varia entre 88% no início até 100% da reserva de capitalização no final da vigência nos títulos de capitalização de 12 meses, por exemplo.

Uma dica importante!

Como a reaplicação é automática, caso o aniversário do título de capitalização esteja próximo e você já tenha planejado sair imóvel, é importante solicitar junto a empresa de capitalização que o título não seja reaplicado.

Fazendo isso, a Tabela de Resgate não começará a contar do início e você receberá os 100% do valor da reserva de capitalização quando solicitar o resgate no momento em que o contrato de locação terminar.

O que é a reserva de capitalização?

Quando você contrata um título de capitalização, podemos dizer que o valor pago por ele é dividido em 3 partes.

A primeira e maior parte é a reserva de capitalização. Asegunda parte é destinada aos sorteios e premiações. E a terceira e última parte, é para cobrir as despesas de administração, operação e comercialização da empresa de capitalização.

E por que você precisa saber disso?

Como pudemos observar, o valor da reserva de capitalização não será igual ao valor pago pelo título de capitalização. Então, é preciso ficar atento para não perder dinheiro, pois quanto menor o for o percentual destinado a reserva de capitalização, menor poderá ser o valor resgatado no final.

Para que você tenha uma ideia, verificamos os percentuais destinados a reserva de capitalização na SulAmérica e na Porto Seguro, que foram as duas empresas que citamos acima: 94,191% no título de 12 meses e 92,791% no de 15 meses.

Ainda assim é um bom negócio?

Sim, pois podemos considerar que, apesar do pouco rendimento, no final de 12 ou 15 meses, você poderá ter recuperado o valor descontado e chegado aos 100% do valor que desembolsou.

No momento do resgate, o valor da reserva de capitalização será atualizado conforme a média daTR (Taxa Referencial) e o juros da poupança dos últimos 12 meses.

Conclusão: é a melhor opção para mim?

Conclusão: É a melhor opção para mim?

Se comparado com outras modalidades de caução, o título de capitalização para aluguel apresenta algumas vantagens que podem facilitar e muito a sua vida na hora de alugar um imóvel.

A possibilidade de resgatar o valor desembolsado na contratação ao final da locação pode ser um incentivo e tanto, assim como a participação em sorteios.

No entanto, é preciso levar em conta as situações em que ele não é tão vantajoso. O valor de caução exigido pelo proprietário ou imobiliária, por exemplo, pode ser um banho de água fria naqueles que não dispõem do dinheiro.

Se você não quer depender ou não tem um fiador, ou ainda não quer ter que arcar com um valor que não lhe será devolvido, essa com certeza é uma opção a ser considerada.

Antes de tomar a sua decisão final, avalie também outras modalidades de garantia locatícia. No seguro fiança locatícia, por exemplo, existe a facilidade de o pagamento poder ser feito de forma parcelada.

Por último, não deixe de ver o comparativo entre o seguro fiança locatícia e o título de capitalização para aluguel que fizemos em formato de infográfico.

Infográfico

Seguro Fiança Locatícia X Título de Capitalização para Aluguel

Olá,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail!

Uma iniciativa:

© 2017 Educa Seguros | Política de Privacidade