Infográfico: Seguro Fiança Locatícia X Título de Capitalização para Aluguel

Entenda a diferença entre essas duas modalidades de garantia locatícia e descubra quais são as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Quando procuramos um imóvel para alugar, muitas vezes, as orientações sobre a garantia exigida para a locação não vão de encontro à nossa realidade e necessidades de inquilino.

E o que acontece?

Além não nos sentirmos confortáveis com a situação, ficamos cheios de dúvidas. Pois não temos as informações mínimas necessárias para fazer uma boa escolha.

As opções de garantia locatícia ou caução que estão previstas na Lei do Inquilinato vão desde o fiador, passando pela caução em dinheiro, títulos e ações, até seguros.

As modalidades que tem maior aceitação no mercado imobiliário são: fiador, seguro fiança locatícia, título de capitalização para aluguel e caução em dinheiro (cada vez menos).

Mas qual a melhor opção?

Neste infográfico, comparamos duas dessas modalidades de garantia locatícia, que são as comercializadas pelas seguradoras e empresas de capitalização: seguro fiança locatícia e título de capitalização para aluguel.

Existem algumas diferenças entre essas duas modalidades, o que torna uma ou outra a melhor escolha de acordo com o seu perfil ou capacidade financeira.

Quer entender melhor como cada uma delas funciona?

Este infográfico contém:

  • O que é e como funcionam o seguro fiança e o título de capitalização.
  • As diferenças que existem na contratação, preços, condições de pagamento, exigência de comprovação de renda e renovação do contrato.
  • As garantias de cada modalidade, incluindo as coberturas de contratação obrigatório ou opcional.
  • Qual o valor será devolvido com o fim da locação.
  • O que acontece em caso de inadimplência.
  • Vantagens e desvantagens de cada uma na hora de alugar um imóvel.

O conteúdo parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou clique na imagem.

[Infográfico] Seguro Fiança Locatícia X Título de Capitalização para Aluguel

Se você teve dificuldades para visualizar a imagem, clique aqui para baixar uma versão em alta resolução desse infográfico.

Então, o que achou do infográfico? Deixe o seu comentário! Você também pode utilizar o espaço abaixo para enviar a uma pergunta ou dúvida.

Olá,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
  • Anderson Ojope

    Olá, João!

    No seguro fiança locatícia, recebe os dois aluguéis/encargos em aberto e passa a receber mensalmente da seguradora até o limite estipulado na apólice ou até que o inquilino saia do imóvel.

    No Título de Capitalização, o proprietário, comprovando a inadimplência, resgata toda a reserva feita e passa a ser o fiel depositário do valor. Com a saída do inquilino, pode ser que ele tenha que devolver parte do valor ao inquilino ou que o inquilino ainda tenha que arcar com custos que excederem o valor da reserva.

  • Joao Xavier

    Anderson nesta comparação fiquei com uma duvida, no caso de inadimplencia por 02 ou mais meses o locador recebe estes valores em caso de seguro fiança ?? e como fica no caso do titulo de capitalização ??

  • Anderson Ojope

    Olá!

    Alguns anos atrás até existia, mas hoje em dia não é como as seguradoras cobrarem pela análise de crédito. Ela é gratuita mesmo.

  • TechBr

    Obrigado pelo otimo esclarecimento! Sem dúvida, a melhor matéria para quem está planejando alugar um imovel!

    So uma duvida, existe alguma taxa administrativa ou taxa de analise de credito para essas modalidades?

  • Anderson Ojope

    Olá, Gustavo!

    Obrigado pelo feedback!

    Quem bom que conseguimos esclarecer suas dúvidas. Desejo sucesso na locação do seu imóvel.

    Um abraço!

  • Gustavo Almeida

    Bom dia. Parabéns Excelente, tirou todas as dúvidas que eu tinha e nenhuma Imobiliaria esclarecia de forma correta.
    Obrigado

  • Anderson Ojope

    Olá Marco!

    Em geral as empresas oferecem esse tipo de assistência sim, mas somente para os contratos onde o valor do título de capitalização contratado for igual ou superior ou igual 6 vezes o valor do aluguel.

  • Marco Ismael

    No seguro capitalização o proprietário tem a assistência jurídica em caso de inadimplência do locatário?

  • Anderson Ojope

    Olá Sônia!

    Normalmente o aviso de sinistro, ou seja, o aviso de inadimplência deve ser dado a seguradora após o segundo aluguel vencido e não pago.

    Em um primeiro momento, a seguradora tenta negociar o pagamento com o inquilino e, caso não seja possível, a seguradora libera os valores referentes aos aluguéis e encargos vencidos (conforme coberturas contratadas) para o proprietário e posteriormente continua realizando os demais pagamentos na data vencimento do aluguel.

    Nos casos de necessidade da ação de despejo, não necessariamente a seguradora irá fazer o pagamento até a entrega das chaves, pois existe um valor limite de indenização. Nas locação residenciais, por exemplo, o limite de indenização em geral é de até 30 vezes o valor do aluguel. Já em locações comerciais, esse valor pode ser menor.

  • Dra Sonia Passos Menezes

    gostaria de saber se com a garantia locaticia do Seguro Fiança e ocorre
    inadimplemento da obrigação após o segundo mês sendo acionado o seguro pelo proprietário/locador junto a seguradora e continuando a inadimplencia será proposta a ação de despejo por falta de pagamento dos alugueis e acessórios da locação contratados na Apolice, a seguradora assumira todas as despesas dos alugueis em atraso e demais encargos até a decretação do despejo com a entrega das chaves?

  • Anderson Ojope

    Obrigado, Sérgio!

    Muito bom saber que conseguimos esclarecer suas dúvidas e te ajudar. 🙂

    Grande abraço!

  • Parabéns, @andersonojope:disqus !
    Artigo de alto nível. O infográfico está bastante elucidativo. Me ajudou bastante nesse momento que estou correndo atrás de informações para fazer meu primeiro aluguel e evitar dor de cabeças futuras.

    Forte abraço e continue com esse grande trabalho.

  • Anderson Ojope

    Oi Simone!

    Muito obrigado pelo feedback! 🙂

    Que bom que temos conseguido alcançar nosso objetivo que é ensinar através de uma linguagem acessível sobre assuntos relacionados aos diversos tipos de seguros.

    Grande abraço!

    Anderson Ojope

  • Simone Alexandre

    Boa noite Anderson! Interessantíssimo seu blog! Parabéns!!
    Achei tudo muito bem explicado. Para nós, que somos leigos no assunto é de muita valia suas explicações e nos ajuda muito a sanar nossas dúvidas!
    Mais uma vez, parabéns!

    Grande abraço!

    Simone Alexandre

Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail!

Uma iniciativa:

© 2017 Educa Seguros | Política de Privacidade