Quando procuramos um imóvel para alugar, muitas vezes, as orientações sobre a garantia exigida para a locação não vão de encontro à nossa realidade e necessidades de inquilino.
E o que acontece?
Além não nos sentirmos confortáveis com a situação, ficamos cheios de dúvidas. Pois não temos as informações mínimas necessárias para fazer uma boa escolha.
As opções de garantia locatícia ou caução que estão previstas na Lei do Inquilinato vão desde o fiador, passando pela caução em dinheiro, títulos e ações, até seguros.
As modalidades que tem maior aceitação no mercado imobiliário são: fiador, seguro fiança locatícia, título de capitalização para aluguel e caução em dinheiro (cada vez menos).
Mas qual a melhor opção?
Neste infográfico, comparamos duas dessas modalidades de garantia locatícia, que são as comercializadas pelas seguradoras e empresas de capitalização: seguro fiança locatícia e título de capitalização para aluguel.
Existem algumas diferenças entre essas duas modalidades, o que torna uma ou outra a melhor escolha de acordo com o seu perfil ou capacidade financeira.
Quer entender melhor como cada uma delas funciona?
Este infográfico contém:
- O que é e como funcionam o seguro fiança e o título de capitalização.
- As diferenças que existem na contratação, preços, condições de pagamento, exigência de comprovação de renda e renovação do contrato.
- As garantias de cada modalidade, incluindo as coberturas de contratação obrigatório ou opcional.
- Qual o valor será devolvido com o fim da locação.
- O que acontece em caso de inadimplência.
- Vantagens e desvantagens de cada uma na hora de alugar um imóvel.
O conteúdo parece interessante? Então baixe o infográfico completo em alta resolução aqui ou clique na imagem.
Se você teve dificuldades para visualizar a imagem, clique aqui para baixar uma versão em alta resolução desse infográfico.
Então, o que achou do infográfico? Deixe o seu comentário! Você também pode utilizar o espaço abaixo para enviar a uma pergunta ou dúvida.