O que é o Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen e a obrigatoriedade da contratação de seguro para quem viaja para alguns países da Europa.

No ano de 2013, mais de 3,5 milhões de brasileiro viajaram para a Europa, e o destino mais procurado foi a Europa Ocidental que inclui países como a França, Itália, Portugal e o Reino Unido, segundo a pesquisa realizada pelo European Travel Commission (ETC).

Já ficou claro que viajar para a Europa é um sonho de muitos brasileiros, novas culturas e outros costumes são uma atração para nós, que aprendemos a conviver com o diferente. Mas antes de começar a arrumar as malas é importante saber o que é preciso fazer para ter uma viagem tranquila e sem imprevistos. Em alguns países da Europa, especificamente, por conta do Tratado de Schengen é obrigatória a contratação de um seguro viagem.

O Tratado de Schengen

O Tratado de Schengen foi um acordo assumido entre alguns países da Europa que tem por objetivo controlar a circulação de turistas e a imigração entre os países que fazem parte desse acordo. Este tratado estipula que os turistas, que desejam visitar esses países, contratem obrigatoriamente um seguro viagem que garanta no mínimo € 30.000,00 para assistência médica por acidente ou por doença.

Fora a obrigatoriedade da contratação do seguro, convenhamos que poder contar com uma assistência médica fora do seu país de origem é um benefício e tanto, porque muitas vezes não somos fluentes no idioma local, ou não temos conhecidos por perto, então esse tipo de seguro irá cumprir o papel de te auxiliar em um momento de emergência, e evitar que a viagem seja interrompida por conta de despesas extras que não foram previstas.

Mesmo podendo contar com o seguro viagem, antes de embarcar é recomendável que você tenha em mãos um telefone para casos de emergência e uma listas com clínicas e hospitais próximos em que você poderá ser atendido, e se informe sobre a possibilidade do reembolso.

Países participantes

Atualmente fazem parte desse tratado 27 países europeus: Bélgica, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Itália, Portugal, Espanha, Grécia, Áustria, Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia, Dinamarca, Eslovênia, Eslováquia, Polônia, Malta, Lituânia, Letônia, Hungria, Estônia, República Checa, Suíça, Romênia e Bulgária.

Dicas para quem vai viajar

Para muitos outros destinos frequentados pelo brasileiros o seguro viagem não é obrigatório, mas a contratação é sempre aconselhável pois, nos Estados Unidos, por exemplo, que é um dos nossos destinos favoritos, o seguro viagem não é obrigatório, mas o sistema de saúde é bem caro e em alguns casos proibitivo.

Muitos cartões de crédito internacionais oferecem esse tipo de seguro, inclusive com as coberturas mínimas exigidas pelo Tratado de Schegen. Mesmo sendo o suficiente, é importante verificar as coberturas oferecidas na apólice e ver se as mesmas irão atender às suas necessidades.

Por fim, lembre-se que você estará em um país com costumes, leis e serviços públicos diferentes do que você pode estar acostumado, então é importante tomar todas as precauções possíveis.

Mais publicações sobre Viagem

Olá,

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Quer receber mais conteúdos interessantes como esses?

Cadastre-se para receber nossos conteúdos por e-mail!

Uma iniciativa:

© 2017 Educa Seguros | Política de Privacidade